Imaginar, construir e vivenciar uma cidade “ideal” onde possamos fluir nossas individualidades, interagindo coletivamente de forma potente e afetuosa é uma das principais ideias propostas pela Terra Afefé. Aqui as pessoas são convidadas a experimentar o convívio tanto com a natureza e o entorno quanto com outras pessoas que passam pela terra, ativando a escuta e a cooperação. Além de exercitar a capacidade de auto-gestão, que leva em conta a descentralização de papéis, principalmente quando o assunto diz respeito ao ato de servir. Afefé tem um ideal utópico de sair de uma ideia poética para a prática, ainda que isso ocorra somente em breves momentos das experiências vivenciadas aqui.

Durante as imersões, as pessoas são convidadas a partilhar fazeres e cuidar dos espaços que habitam. Preparamos as refeições e lanches dividindo tarefas simples, mas que descentralizam o papel de servir. O cardápio vegetariano/vegano é bem diversificado e nutritivo com produtos de Afefé e da região.

imersão artística terra afefe.jpg

Aqui apresentamos alguns pontos importantes sobre a convivência em Aféfé:

 

Afefé tem uma equipe formada principalmente por pessoas da região. É fundamental entender o tempo e formas de convivência local. 

Exercitamos a ideia de não-serviço. As pessoas são convocadas para uma autogestão. (ex: ajudar na preparação das refeições, organização dos espaços coletivos e cuidado com o entorno)

 

A fala franca é fundamental para estabelecermos o contato que aproxime. Caso ocorra qualquer desconforto em relação às trocas interpessoais, todas as pessoas envolvidas são convidadas a uma conversa.

 

É preciso exercitar a escuta para acessarmos as nossas necessidades e as das pessoas também. 

 

A natureza se faz presente o tempo inteiro e é um convite para fluir em cooperação. Um exercício de desconexão, até certo ponto, de padrões urbanos e reconexão com o ecossistema.

 

A Terra Afefé é um projeto artístico independente. É muito importante que quem passa por aqui tenha atenção e cuidado com o espaço e colabore para que a iniciativa seja economicamente sustentável.  

IMG_9902.heic
IMG_2102.HEIC
f63cfaa9-9cd2-4027-8cc8-c594db0f9034.JPG
D6E6700B-5FB5-4753-A59C-075CA4DE1B64.JPG
FullSizeRender 5.jpg
ba95e11d-092a-497f-9a74-7138ac41f1d2.JPG
FullSizeRender 3.jpg