
Terra Afefé é uma microcidade construída a partir das memórias e desenhos de infância da artista Rose Afefé. A obra foi idealizada e construída pela artista em colaboração com a comunidade de Ibicoara, resgatando a estética e as técnicas de construção locais — como o adobe, tijolo de barro cru. Terra Afefé propõe um olhar sensível sobre o interior da Bahia, com o intuito de afirmar, questionar e valorizar o território e seus saberes.
Situada na zona rural de Ibicoara, na Chapada Diamantina (Bahia), Afefé se apresenta como um lugar de encontro e convivência, onde arte e vida se entrelaçam. O espaço fomenta perspectivas locais e busca potencializar os saberes ancestrais da região, desdobrando, assim, toda a poética do território na produção e fabulação imagética que envolve seu fazer.
Por meio de convocatórias abertas, a obra é ativada e ocupada por habitantes transitórios. A convivência durante essas ativações potencializa e tensiona questões sociais, ambientais, raciais e de gênero. Habitar a Terra Afefé é fazer uso da observação, da interação com a natureza e da convivência coletiva como guias para produções mais pulsantes e espontâneas de vida.

Rose Afefé cresceu em Varzedo, no Recôncavo Baiano. A artista orienta sua prática pelas memórias desse lugar e transita por diferentes mídias — instalação, pintura, escultura e fotografia.
Em 2018, deu início à construção de Terra Afefé, uma microcidade em escala humana construída em adobe (tijolos de barro cru) e revestida de cal, em parceria com a comunidade local.
Localizada na zona rural de Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA), Terra Afefé configura um espaço de encontro e convivência, no qual arte e vida dialogam para fortalecer saberes locais e revelar as potencialidades do território. A observação e a interação com a natureza fundamentam uma poética pulsante e espontânea, essencial ao processo criativo de Rose.A artista foi vencedora do Prêmio FOCO 2023, premiada no Salão de Artes Visuais da Bahia e indicada ao Prêmio PIPA 2022. Em 2024, realizou sua primeira exposição individual na A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, RJ). Entre suas participações em exposições coletivas, destacam-se o 32º Programa de Exposições do CCSP (São Paulo, SP), Ecos Malês (Casa das Histórias de
de Salvador), Ócio da Terra (Fundación Pablo Atchugarry, Miami), Afro-brasilidade (FGV, Rio de Janeiro), Artista de Artista (Galeria Luisa Strina), Abre Alas 18 (A Gentil Carioca), XII Bienal do Recôncavo (São Félix, BA), Esquizópolis (MAM Bahia) e Por Outras Ecologias (Solar dos Abacaxis).
Participou ainda das residências Muros: Territórios Compartilhados (Fortaleza, CE), La Fab (Paris, França), JA.CA (Belo Horizonte, MG) e Pivô Salvador (Salvador, BA).

Terra Afefé ocupa uma área de 3 hectares e está localizada a 2 km do centro da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina.
O espaço conta com:
-
8 casinhas confortáveis, arejadas, com vista para as montanhas. Cada uma possui banheiro ecológico, chuveiro elétrico, mesa para estudo, roupa de cama e banho, além de detalhes que remetem às memórias de infância;
-
Teatro Municipal de Afefé, um espaço aberto para sonhos e aprendizados;
-
Biblioteca, o nosso "templo": um acervo em constante crescimento, pensado especialmente para beneficiar a comunidade local;
-
Boteco, porque nenhuma cidade começa sem uma vendinha;
-
Restaurante, nosso restaurante de gestão coletiva;
-
Largo Cão Leonilson, uma homenagem a um serzinho de quatro patas que passou por aqui e deixou muitas histórias;
-
Praça das Montanhas, o centro da Terra Afefé;
-
Ateliê de Cima, espaço em construção destinado a atividades manuais diversas;
-
Rádio TF e Estúdio Afefé — em breve.
-
Rio Preto, localizado a apenas 100 metros do centro da Terra Afefé.
Cachoeira do Rio Preto, situada a 2 km do centro da Terra Afefé.





