Em 2024, a quarta edição de COEXISTIR convoca pessoas de diferentes áreas criativas a revisitar e imergir em suas histórias, conectando práticas e pensamentos sobre arte e vida a partir de memórias compartilhadas.
Revisitar memórias é um exercício que perpassa por diferentes sensações, e cada uma delas resulta nas múltiplas formas que compreendemos nossos territórios e imaginários.
Abrindo frestas para articulações a partir de produções artísticas de diferentes suportes e materialidades, COEXISTIR propõe rememorar lugares e momentos de nossas trajetórias que fundamentam hoje nossos ofícios e modos de existência.
A programação da imersão é elaborada junto com as pessoas residentes, a partir das intenções geradas pelo coletivo, e inclui proposições artísticas e leituras coletivas, trilhas e passeios por cachoeiras, além de outras ações dentro da própria Terra Afefé. A imersão será conduzida por Rose Afefé e convidades.
Período - de 16 a 22 de janeiro de 2024 - 7 dias
Quem Propõe:
Rose Afefé é artista, (1988, Varzedo, Bahia).
Em 2018 começou a desenvolver a obra Terra Afefé, resgatando memórias da sua infância no interior da Bahia para o campo da arte e da vida. Desdobra seu trabalho em pinturas, desenhos, instalações e objetos. Foi indicada ao Prêmio PIPA 2022 e premiada no Salão de Artes Visuais da Bahia, entre as exposições destacam-se: 32º Programa de Exposições CCSP – 2022, Abre Alas - A Gentil Carioca, Artista de Artista - Galeria Luisa Strina, XII Bienal do Recôncavo, Esquizópolis - MAM Bahia. Rose também participou da residência artística Muros: Territórios compartilhados, em Fortaleza ‒ CE.
Aqui apresentamos alguns pontos importantes sobre a convivência em Aféfé:
Afefé tem uma equipe formada principalmente por pessoas da região. É fundamental entender o tempo e formas de convivência local.
Exercitamos o não-serviço. As pessoas são convocadas para uma autogestão. (ex: ajudar na preparação das refeições, organização dos espaços coletivos e cuidado com o entorno)
A fala franca é fundamental para estabelecermos o contato que aproxime. Caso ocorra qualquer desconforto em relação às trocas interpessoais, todas as pessoas envolvidas são convidadas a uma conversa.
É preciso exercitar a escuta para acessarmos as nossas necessidades e as das pessoas também.
A natureza se faz presente o tempo inteiro e é um convite para fluir em cooperação. Um exercício de desconexão, até certo ponto, de padrões urbanos e reconexão com o ecossistema.
A Terra Afefé é um projeto artístico independente. É muito importante que quem passa por aqui tenha atenção e cuidado com o espaço e colabore para que a iniciativa seja economicamente sustentável.
Alimentação: Vegana/vegetariana. O preparo é feito coletivamente entre residentes da Terra Afefé e colaboradores.