CONVOCATÓRIA

OPEN CALL

CHAMADA ABERTA

**** 

AFEFÉ+LASTRO+EXPLODE!



 

Período: 14 a 22 de maio

Inscrições até 04 de maio 2022

Vagas: máximo de 10

Formato: presencial imersivo

Local: Terra Afefé, Ibicoara, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil.

Perfil: para profissionais das áreas de artes, educação, curadoria, crítica de arte, história da arte, literatura, arquitetura, filosofia, geografia e a quem mais se interessar. 

Alcance: chamada de abrangência internacional, sendo que as atividades serão mediadas somente no idioma portugues.


 

Do desejo de encontros que geram movimentos em espiral, a residência Vórtice firma a parceria entre Terra Afefé e a plataforma Lastro. O programa tem como objetivo a imersão coletiva de artistas e pessoas atuantes nos campos de trabalho das artes, com o intuito de desenvolver pesquisas, aprofundar processos de aprendizagem e evocar relações com o território da Chapada Diamantina, BA.  

 

Vórtice acontece Terra Afefé, em formato imersivo por 9 dias, e se estrutura em três momentos ao longo desse período. São esses: 

  • processos de grupo de estudos com leituras compartilhadas, filmes, exercícios práticos de escrita e movimentação, debates e apresentações sobre o tema central de cada edição; 

  • sessões coletivas e individuais com a curadoria focadas em leituras de portfólio, retornos sobre os projetos de pesquisas enviados e  trocas a partir de interesses profissionais;

  • encontros com os territórios de Afefé e da Chapada Diamantina, a partir de caminhadas, trilhas, banhos de cachoeira, vivências com técnicas de bioconstrução, construção civil, adobe, alimentação, plantio e gestão comunitária. 

 

Em sua primeira edição, Vórtice propõe como assunto de estudo a concepção de cidade, em seus vastos significados, contradições e derivações. Pretende-se o debate sobre agrupamentos na espiral do tempo, códigos de sociabilidade, estruturas de poder e dependência, políticas de acesso e ações que fraturam sistemas, assim como exercícios de fabulação que ativem as bases das cidades do futuro. A residência contará com a presença da plataforma Explode!, dividindo a curadoria de conteúdo, seleção das participantes e a mediação do programa.

 

Serão selecionados no máximo 10 pesquisas acompanhadas de portfólio (arquivo em pdf). As pesquisas devem ser apresentadas em caráter de projeto/estudo e não precisam ter relação conceitual com o programa, seu tema ou localidade. Os projetos não serão realizados durante o período de residência. 

 

A seleção em Vórtice contempla:

  • hospedagem em quarto compartilhado com 3 pessoas;

  • Alimentação completa;

  • Sinal de internet wifi;

  • Acompanhamento curatorial durante período de residência

 

Sobre nós ou quem faz Vórtice

 

Terra Afefé é um projeto artístico iniciado em 2018 pela artista visual Rose Afefé, localizado em Ibicoara - Chapada Diamantina (Bahia). Trata-se de uma micro cidade que está sendo construída a partir das lembranças da infância de Rose e é um espaço que tem o desejo de criar frestas de liberdade, alegria, amor e afetos potencializadores, que se propõem a pensar formas de habitar em convivência com a Terra, a ancestralidade, os saberes locais e a escuta do corpo sensível. Em conexão com as ecologias do mundo, busca-se pensar as relações entre arte e vida, o dentro e o fora, natureza e cultura, a fim de romper com os dualismos próprios da colonialidade e construir um movimento de coexistência.

https://www.afefe.com.br/


 

Lastro baseia-se na colaboração, na autonomia e no pensamento crítico em arte. Enquanto rede, projeto, plataforma e iniciativa de pesquisa, pode assumir tais características de acordo com o contexto proposto, configurando-se, portanto, a partir de residências, conexões afetivas, grupos de estudos, exposições, publicações, biblioteca, arquivo vivo, cursos livres e ativações na programação de espaços culturais. Em todos os casos, seu alicerce é a autogestão. Com coordenação geral da curadora Beatriz Lemos, a plataforma promove ações em contextos latino-americanos, atuando nos campos da prática artística, curadoria, pesquisa, escrita, edição e educação.

https://lastro.art/

 

Explode! é uma plataforma que atua a partir dos campos da arte e da cultura, em intersecções com a pedagogia, a justiça social, entre outros. Fomenta e desenvolve pesquisa e experimentação em torno de práticas que discutem o corpo e suas intersecções de classe, raça, gênero, sexualidade e suas possibilidades não normativas. Liderada pelos artistas, pesquisadores e curadores Cláudio Bueno e João Simões, organiza-se em meio a uma rede nacional e internacional de colaboradores. Realiza apresentações e encontros imersivos em diferentes espaços e formatos que enfatizam a convivência, a escuta, o debate e a experimentação. Procura alargar o sentido de prática artística, de cultura, de espaços de aprendizagem, e, consequentemente, de como seremos capazes de imaginar modos de vida outros – menos violentos, mais livres e mais diversos.

http://explode.life

Formulário de Inscrição Vórtice
Portifólio PDF

Obrigado!